sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sala Informatizada


A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O uso das tecnologias na educação infantil tem sido tema de pesquisa de muitos estudiosos, que estão envolvidos na busca de caminhos seguros para o trabalho desenvolvido com crianças nessa fase de escolaridade.
Percebeu-se que as crianças demonstram muito interesse pela tecnologia que a cerca. Por este motivo, necessitamos empregar novas estratégias para conseguir uma boa motivação.
Assim, no decorrer do primeiro e segundo trimestre deste ano letivo, as turmas do pré-matutino e pré-vespertino, tiveram muitas oportunidades de participar, contribuir, trabalhar e desenvolver seus conhecimentos na sala informatizada da escola.

Observe as fotos que seguem com descrições:






A sala informatizada em muitos momentos leva o aluno a:
  • Participar de atividades que desenvolvem o pensamento e a comunicação;
  • Enriquecer o aspecto social e afetivo se relacionando com as educadoras ali presentes, com os colegas de classe aprendendo assim, a respeitar as regras preestabelecidas;

  • Estarem em contato com jogos online, que vai de encontro com o tema trabalhado em sala de aula enriquecendo a aprendizagem do mesmo.










No decorrer desses dois últimos trimestres, tivemos oportunidade de pesquisa através do Youtube temas como:


  • Datas comemorativas;
  • Meio Ambiente;
  • Região Sul;
  • Sustentabilidade;
  • Telhado verde;
  • Muitos outros.

Observação: Assuntos esses que foram explorados com os grupos do pré-matutino e pré- vespertino na sala informatizada através de reportagens (data show), jogos online (pintura, quebra cabeça, caça letras, outros mais).










Hora da conversa:

Após assistir um documentário ou uma história sobre determinado tema os alunos tiveram oportunidade de conversar informalmente trocando ideias sobre o assunto explorado com as professoras e os colegas de classe. Essa troca de ideias é muito importante, pois ajuda o educando a perder o acanhamento, a enriquecer o vocabulário, a fazer e responder perguntas, expor conhecimentos e ideias e contar acontecimentos com desembaraço.
Nós educadores devemos ser o guia e o estimulador nestes momentos da conversa, encaminhando o assunto para a finalidade desejada. Assim, devemos determinar os objetivos a serem atingidos como:
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Estimular as habilidades sociais;
  • Motivar a aquisição de conhecimentos ou a realização de atividades de outras áreas.



A música:

Para um bom desenvolvimento do educando a música é um dos mais perfeitos gêneros que leva a uma boa  socialização e ajustamento. Assim sendo, nada melhor do que cantar e dançar depois de ouvir e observar um bom filme ou documentário.
Segundo Idalina L. Ferreira e Sarah P. Souza Caldas, a música combate a agressividade, canalizando o excesso de energia; cria meios para enfrentar o isolacionismo, desenvolve o espírito de iniciativa e alto expressão, além de propiciar iguais oportunidades a todos, integrando o individuo ao seu meio ambiente.





 É importante ressaltar que a professora "Maria Rosa" responsável pela "sala informatizada", é a peça chave para o enriquecimento do nosso desenvolvimento...
Agradecemos o seu desempenho no nosso dia-a-dia escolar, fazendo com que ele fique sempre mais dinâmico e criativo.






Gratos! 
Professoras Denize e Angela e todos os alunos do Pré Matutino e Vespertino



Nenhum comentário:

Postar um comentário