História

        Em 14 de Julho de 1987, a Administradora Niebuhr, doou um terreno com área de 4.200.00 m², localizado na rua Ervino Niebuhr, no bairro Nova Brasília para a Prefeitura Municipal de Brusque, onde posteriormente foi construída a Escola de Ensino Fundamental "Nova Brasília".

     A Escola de Ensino Fundamental "Nova Brasília" foi inaugurada em dezembro de 1988 com a denominação de "CRECHE NOVA BRASÍLIA", iniciando suas atividades em janeiro de 1989, atendendo a principio 40 crianças em período integral (regime de creche). Estas crianças eram atendidas pelas professoras Eliani Aparecida Busnardo, Marilise Fischer Silveira de Souza, Sandra Sueli de Souza, Marli dos Santos Ludgero, pela coordenadora Graziela Sestari Visconti, pela merendeira Erna Goreti Merlo Peirão e pela servente de serviços gerais Terezinha Noldim do Nascimento.

       A Escola de Ensino Fundamental "Nova Brasília" atendia 37 crianças em regime de creche (período integral - faixa etária de 1 à 3 anos e 11 meses) divididas em três turmas -  Maternal I, Maternal II, e Jardim I; Pré Escolar com 45 crianças de 5 à 6 anos (período matutino e vespertino) e jardim II com 21 crianças de 4 à 5 anos (período vespertino). Hoje atende 56 crianças em regime de creche (período integral - faixa etária de 1 à 4 anos) divididas em três turmas - Berçário II, Infantil I e Infantil II; Pré escolar com 50 crianças de 5 a 6 anos (período matutino e vespertino) e Infantil III com 34 crianças de 4 à 5 anos (período matutino e vespertino).

        No ano de 2001 foi implantado o Ensino Fundamental, iniciando com uma turma de 1ª série atendendo 9 crianças, tendo como primeira professora Regina Cristina Gonçalves.  Hoje o Ensino Fundamental com 51 alunos no 1º ano, 47 alunos no 2º ano, 39 alunos no 3º ano, 46 alunos no 4º ano e 32 alunos no 5º ano. Para atender essa clientela conta com 36 profissionais, sendo 12 Professoras de sala, 03 Professores de Educação Física, 01 Professora de Artes, 01Professora de Inglês, 03 Professoras de Educação Especial, 01 Professora auxiliar, 03 Monitoras II, 01 Monitora III, 01 Diretora, 01 Coordenadora Pedagógica, 01 Secretária, 04 Merendeiras e 04 serventes.

        O trabalho desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental "Nova Brasília" fundamenta-se nos interesses e necessidades básicas da criança, visando atenção integral e o seu desenvolvimento global e harmonioso. Tendo como ponto de partida a realidade da criança, reconhecendo sua diversidade, buscando possibilitar o acesso ao conhecimento confiando nas possibilidades significativas e prazerosas. Incentivando a descoberta, a criatividade e a criticidade. Enfatiza-se importância da ação e interação da criança, numa relação que possibilite a construção da autonomia.
Buscam resgatar ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE, na qual estão inseridas, procurando garantir a inserção destes no contexto sócio, político e econômico, visando uma educação democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário