terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pedro e Tina


Iniciaremos uma nova história:


O objetivo de escolher este livro foi por encontrar dificuldade com o grupo quanto à afetividade. E de devemos respeitar as nossas diferenças.
Primeiramente lê o livro, para poder compreender a história e dialogar com os alunos antes de eles ouvirem.


Apresentar a capa dialogar quem é o escritor e o ilustrador.

Lê a historia dialogar e fazer a interpretação.

Após ouvir a história realizamos atividades relacionada ao que ouvimos.
Trabalhamos linha reta e curva com cordas e barbantes.

Caminhando em linha reta, curva.
Desenvolvendo o equilíbrio, visão.

Brincando com a corda no pátio, os alunos caminharam sobre ela, imitaram o Pedro e até fizeram a inicial do seu nome.
 
 

No parque com cabos de vassoura desenhou na areia linha reta, também imitando o Pedro.
Na sala com guache e pincel desenharam uma linha reta na folha, e trabalhando a cor, a coordenação motora fina e o espaço.
 
 
Após explorarmos material corda, cabo de vassoura e pincel foi utilizado o barbante para fazer a inicial do nome, percebendo que há letras que podem ser feitas em linha reta e com curvas.
Cada aluno fez a inicial do seu nome usando o barbante e com o barbante construíram boneco, usando curvas fechadas para a cabeça, barriga e as linhas retas para os braços e as pernas.


Trabalhamos o tempo.

Ir para fora da sala e observar o tempo, com não pode ir ao parque, tempo nublado pode correr e brincar em qualquer lugar e nos dia de sol brincar na sombra.
Ensinar o calendário, dias da semana.

Nesta cena imitamos brincar em poça de água na sala, pular de um lado para outro, pulos longos e curtos.
 
A atividade é caminhar para trás sem olhar, primeiro sem obstáculos e depois com obstáculos com cadeiras da sala.
Primeiro foi feito individual.
Colocar as cadeiras no seu lugar e com musica todos caminhar pela sala de ré.
Nesta idade a criança ainda não sabe diferenciar “foi de propósito e não foi de propósito”, toda vez que algum deles esbarra no amigo o outro pensa que queria machucá-lo e passa a reclamar o rebater.
Durante esta atividade perceberam que às vezes um encontro, um esbarro pode formar uma amizade.
E temos que diferenciar a situação que são para machucar e a de não machucar.
Aprendemos a pedir desculpas, com licença.



Não importa se meu amiga aprenda depois, o importante é a ajudar, o ensinar e o aprender.
 

 
Amarrar uma fita no braço direito da menina.
A mão que está a fita é a direita e com esta mão pegar a mão direita do menino.


Realizar atividades motoras: rastejar com as costas para cima e depois de barriga para cima.
Olhar no espelho e observar o amigo de costas.
 
 
Deitar no chão e ficar olhando para o céu, brincar com as nuvens.
 

 Cada aluno desenhou a sua casa com palitos de picolé.
Pintou a casa com giz de cera a escolha da cor fica a critério do aluno.
Trabalho no coletivo, pintar a casa desenhada na cartolina.

Objetivo desta página é fazer com os alunos entendam que não é somente a mãe que deve arrumar a casa, os filhos e as filhas podem ajudar deixar a casa arrumada e bonita.
 
 

Antes de realizar as atividades nos dialogamos e cada um da sua opinião.
Nesta atividade mencionaram que a casa era colorida e feita de pedaços de madeira.
Pintamos pedaços de isopor com guache e construímos juntos a casa.
 
 
 Viver de maneira perfeita muitas vezes nos deixa triste.
Os alunos nesta atividade escolheram a figura, recortaram e colaram sem ter o auxilio da professora.
Tina e Pedro fizeram uma troca no aprender
Tina ensinou a Pedro que há coisas que devemos fazer o certo e Pedro ensinou a Tina que não precisa viver o tempo todo o certo, o importante é ser feliz!

 
 
Rolar morro abaixo, que felicidade.

Assim como Pedro fez Tina sorrir, brincar e aprender a viver sem medo, se sujar, os alunos também viveram este momento virando cambalhota e rolando no gramado, curtindo a felicidade que Tina aprendeu.


Desenvolvendo a coordenação motora fina através de dobradura.
 

No pátio os alunos jogaram o avião que eles fizeram.
Nesta atividade exploramos o espaço, localização e a percepção visual.
Os alunos dividiram o espaço, localizar onde o avião caiu.
 

Esta página da história foi trabalhada a afetividade e a noite e o dia.
    
A criança descobre seu afeto quando se dá oportunidade para ela descobrir, através de momentos de prazer.
Uma parte da dramatização, onde os alunos jogam papel picado como se fosse chuva.

Talvez não sejam amigos para sempre,
No futuro, quando já jovens ou idosos,
Com certeza lembrarão que um dia
Foram amigos.
Poderão recitar o poema de Casimiro de Abreu.

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
-Respira a alma inocência
Como perfumes a flor:

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora de minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Fotos da dramatização: Pedro e Tina ( Uma amizade especial)

Professoras: Ivana, Daniela
Turma: Infantil II

Um comentário:

  1. Vocês são demais, parabéns pelo belo trabalho. Adoro poder trabalhar com pessoas tão criativas. bjx.

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