Iniciaremos uma nova
história:
O objetivo de escolher
este livro foi por encontrar dificuldade com o grupo quanto à
afetividade. E de devemos respeitar as nossas diferenças.
Primeiramente lê o
livro, para poder compreender a história e dialogar com os alunos
antes de eles ouvirem.
Apresentar a capa
dialogar quem é o escritor e o ilustrador.
Lê a historia dialogar
e fazer a interpretação.
Após ouvir a história realizamos atividades relacionada ao que ouvimos.
Trabalhamos linha reta e curva com cordas e barbantes.
Caminhando em linha reta, curva.
Desenvolvendo o equilíbrio, visão.
Brincando com a corda no pátio, os alunos caminharam sobre ela, imitaram o Pedro e até fizeram a inicial do seu nome.
No parque com cabos de vassoura desenhou na areia linha reta, também imitando o Pedro.
Na sala com guache e pincel desenharam uma linha reta na folha, e trabalhando a cor, a coordenação motora fina e o espaço.
Trabalhamos linha reta e curva com cordas e barbantes.
Caminhando em linha reta, curva.
Desenvolvendo o equilíbrio, visão.
Brincando com a corda no pátio, os alunos caminharam sobre ela, imitaram o Pedro e até fizeram a inicial do seu nome.
No parque com cabos de vassoura desenhou na areia linha reta, também imitando o Pedro.
Na sala com guache e pincel desenharam uma linha reta na folha, e trabalhando a cor, a coordenação motora fina e o espaço.
Após explorarmos
material corda, cabo de vassoura e pincel foi utilizado o barbante
para fazer a inicial do nome, percebendo que há letras que podem ser
feitas em linha reta e com curvas.
Cada aluno fez a
inicial do seu nome usando o barbante e com o barbante construíram
boneco, usando curvas fechadas para a cabeça, barriga e as linhas
retas para os braços e as pernas.
Trabalhamos o tempo.
Ir para fora da sala e
observar o tempo, com não pode ir ao parque, tempo nublado pode
correr e brincar em qualquer lugar e nos dia de sol brincar na
sombra.
Ensinar o calendário,
dias da semana.
Nesta cena imitamos
brincar em poça de água na sala, pular de um lado para outro, pulos
longos e curtos.
A atividade é caminhar
para trás sem olhar, primeiro sem obstáculos e depois com
obstáculos com cadeiras da sala.
Primeiro foi feito
individual.
Colocar as cadeiras no
seu lugar e com musica todos caminhar pela sala de ré.
Nesta idade a criança
ainda não sabe diferenciar “foi de propósito e não foi de
propósito”, toda vez que algum deles esbarra no amigo o outro
pensa que queria machucá-lo e passa a reclamar o rebater.
Durante esta atividade
perceberam que às vezes um encontro, um esbarro pode formar uma
amizade.
E temos que diferenciar
a situação que são para machucar e a de não machucar.
Aprendemos a pedir
desculpas, com licença.
Amarrar uma fita no
braço direito da menina.
A mão que está a fita
é a direita e com esta mão pegar a mão direita do menino.
Realizar atividades
motoras: rastejar com as costas para cima e depois de barriga para
cima.
Olhar no espelho e
observar o amigo de costas.
Deitar no chão e ficar
olhando para o céu, brincar com as nuvens.
Cada aluno desenhou a sua casa com palitos de picolé.
Pintou a casa com giz
de cera a escolha da cor fica a critério do aluno.
Trabalho no coletivo,
pintar a casa desenhada na cartolina.
Objetivo desta página
é fazer com os alunos entendam que não é somente a mãe que deve
arrumar a casa, os filhos e as filhas podem ajudar deixar a casa
arrumada e bonita.
Antes de realizar as
atividades nos dialogamos e cada um da sua opinião.
Nesta atividade
mencionaram que a casa era colorida e feita de pedaços de madeira.
Pintamos pedaços de
isopor com guache e construímos juntos a casa.
Viver de maneira
perfeita muitas vezes nos deixa triste.
Os alunos nesta
atividade escolheram a figura, recortaram e colaram sem ter o auxilio
da professora.
Tina e Pedro fizeram
uma troca no aprender
Tina ensinou a Pedro
que há coisas que devemos fazer o certo e Pedro ensinou a Tina que
não precisa viver o tempo todo o certo, o importante é ser feliz!
Assim como Pedro fez
Tina sorrir, brincar e aprender a viver sem medo, se sujar, os alunos
também viveram este momento virando cambalhota e rolando no
gramado, curtindo a felicidade que Tina aprendeu.
Desenvolvendo a
coordenação motora fina através de dobradura.
No pátio os alunos
jogaram o avião que eles fizeram.
Nesta atividade
exploramos o espaço, localização e a percepção visual.
Os alunos dividiram o
espaço, localizar onde o avião caiu.
Esta página da
história foi trabalhada a afetividade e a noite e o dia.
A criança descobre seu
afeto quando se dá oportunidade para ela descobrir, através de
momentos de prazer.
Uma parte da
dramatização, onde os alunos jogam papel picado como se fosse
chuva.
Talvez não sejam
amigos para sempre,
No futuro, quando já
jovens ou idosos,
Com certeza lembrarão
que um dia
Foram amigos.
Poderão recitar o
poema de Casimiro de Abreu.
Oh! Que saudades que
tenho
Da aurora da minha
vida,
Da minha infância
querida
Que os anos não trazem
mais!
Como são belos os dias
Do despontar da
existência!
-Respira a alma
inocência
Como perfumes a flor:
Oh! Que saudades que
tenho
Da aurora de minha vida
Da minha infância
querida
Que os anos não trazem
mais!
Fotos da dramatização: Pedro e Tina ( Uma amizade especial)
Professoras: Ivana, Daniela
Turma: Infantil II
Vocês são demais, parabéns pelo belo trabalho. Adoro poder trabalhar com pessoas tão criativas. bjx.
ResponderExcluir