sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Brincar na sala de aula e no parque da Escola


O Brincar
           O brincar é a atividade própria da infância, o meio de estar diante do mundo social e físico, a maneira como a criança interage com objetos e pessoas, lida com seus conflitos e questionamentos: ela tem o direito de brincar, enquanto o educador tem o dever de possibilitar o exercício desse direito, assegurando seus sonhos e o prazer de conviver com as pessoas. A brincadeira serve para provar experiências, múltiplos movimentos e sensações, que viabilizam a vivência de determinadas situações com segurança, sendo um simulacro da realidade (Vygotsky,2003).



Assim, as crianças do Pré-Matutino e Vespertino, tiveram oportunidades no primeiro e segundo trimestre deste ano letivo, de brincar de faz de conta,criando, trocando ideias e informações de forma descontraída e espontânea com brinquedos e materiais diversos encontrado no ambiente escolar. Observe as fotos!



          As crianças de cinco à seis anos demonstram muita função simbólica, isto é, representam coisas através de símbolos. Exemplos: uma peça de blocos lógicos muitas vezes é um pedaço de carne ou pizza. Peças coloridas podem virar estojo de maquiagem ou um carrinho.








        Na escola o aluno tem oportunidade de conviver com outras crianças que não fazem parte do seu círculo familiar. Assim sendo, adquirem condições de desenvolver formas de convivência. E através dessas oportunidades constroem atitudes de direitos e deveres, de autoridade, de obediência, cooperação, respeito e cortesia. Na hora do brincar observa-se muito a construção dessas atitudes.



  • O brincar fortalece as amizades.





Os jogos de encaixe são úteis para: 
  • Treino da musculatura fina (especialmente dos dedos da mão);
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Trabalhar as cores;
  • Propiciar momentos para o aluno construir e trabalhar em equipe;
  • Para desenvolver a socialização;
  • Outros mais.














  • Parque
Os alunos do pré matutino e vespertino frequentam o parque vários dias por semana. Portanto, eles tem oportunidade de realizar movimentos básicos, descobrir e explorar seu corpo, dominando-o em relação ao tempo, espaço e aos brinquedos. Assim, o horário do parque contribui para ajudar o aluno a adquirir habilidades motoras e conceitos que irão aumentar a sua capacidade de agir de forma descontraída tornando a sua vivência alegre quer seja, na vida social, mental ou física.










 Em todos os projetos realizados durante este ano letivo foram propiciados momentos em sala de aula que exploravam O BRINCAR através da brincadeira as professoras promoveram o faz-de-conta, favorecendo ao aluno oportunidades para enriquecer:
  • A capacidade de pensar e expressar ideias;
  • A criatividade e a expressão oral;
  • A capacidade de criação;
  • A socialização;
  • A comunicação;
  • A observação e até a memória para interpretar e compor histórias do dia-a-dia.
Brincando de salão de beleza.



Estão todas muito bonitas... depois das meninas se embelezarem foram passear na cidade, foram numa festa de aniversário ou foram num restaurante... tudo aconteceu conforme a imaginação de cada uma ou de um determinado grupo... esses momentos são muito divertidos e reveladores. Essas crianças são uma graça! 
A imaginação vai longe...






Professoras: Denize Iracy Valle Cavichioli, Angela Tavares
Turma: Pré Matutino e vespertino

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